Curso de Turismo da UFOP


O curso de bacharelado em Turismo, foi aprovado em 3 de Dezembro em 1999 pela resolução CEPE n. 1622, na ocasião, os Pró-Reitores de Graduação, Planejamento e Desenvolvimento, pelos Diretores dos Institutos de Filosofia, Artes e Cultura e de Ciências Humanas e Sociais, e por um dos representantes discentes do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) foram indicados para compor uma comissão especial para realização das adaptações necessárias no pré-projeto da criação do curso. 

No pré-projeto desenvolvido em Setembro de 1999 na assembleia do Departamento de Engenharia de Produção (DEPRO) foi decidido a criação de um anteprojeto por uma comissão a se propor a CEPE. Esse anteprojeto buscava trazer argumentos para a criação do curso de turismo, como: 

a) A UFOP está inserida numa região reconhecidamente importante enquanto pólo de turismo, constituído especialmente a partir das cidades históricas de Ouro Preto e Mariana. 

b) Deve ser compromisso das instituições públicas universitárias apoiar o desenvolvimento regional através da qualificação dos seus cidadãos. 

c) O turismo se constitui numa importante alternativa econômica para as cidades de Ouro Preto, Mariana e demais cidades históricas de Minas Gerais. 

d) A reconhecida carência de mão-de-obra qualificada no setor de turismo que impossibilita a competitividade e viabilização desta alternativa econômica. 

e) O crescimento do turismo no plano mundial, como decorrência do incremento constante do tempo livre nas sociedades modernas. 

f) Afirmar Ouro Preto e Mariana como pólos de recepção turística de alta qualidade, contribuindo na sua consolidação. 

g) Contribuir nas iniciativas regionais e locais que visem a melhoria da gestão hoteleira, mercadológica, cultural, de resgate histórico, de proteção ao Patrimônio Cultural. 

h) Fortalecer os compromissos da Universidade com a preservação de Ouro Preto enquanto cidade Patrimônio Cultural da Humanidade. 

i) Promover o encontro efetivo da Universidade coma comunidade em que está inserida, apoiando-a na difusão do turismo e viabilizando o seu desenvolvimento sócio-econômico. 


Após a aprovação da matriz curricular ser aprovada na 1° reunião do colegiado do curso de turismo em 17 de maio de 2000, encaminhada ao CEPE, passou a vigorar em 30 de maio de 2000, conforme resolução CEPE n.º 1.735

Em 2001 foi conquistado o Centro acadêmico de turismo, órgão de representatividade máxima dos graduandos de turismo, e um ano depois, a criação do departamento de Turismo. 


A primeira turma do curso iniciou no vestibular de inverno de 2000 em período noturno com cinquenta alunos, mas desde 2008, com o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), ampliou o corpo docente e os discentes tiveram a oportunidade de duas entradas anuais:35 no turno noturno no primeiro semestre e 35 no turno vespertino no segundo semestre. 


Com 20 anos de existência o curso tem grandes conquistas ao ter um número significativo de bacharéis em turismo no corpo docente em sua maioria doutores, acompanhamento na inclusão dos discentes no mercado além de se manter com o objetivo de formar profissionais que tenham o domínio do significado e da importância do Turismo e da Hospitalidade. Capacita o profissional a desenvolver habilidades nas áreas de gestão do patrimônio e dos meios de hospedagem e, como empreendedor, contribuir para o crescimento da economia. O curso propõe duas linhas de estudo: Meios de Hospedagem e Patrimônio. Além disso, o curso acumula muitos projetos de extensão e iniciação científica, e recentemente com mais uma vitória que é o Programa de Mestrado em Turismo e Patrimônio que iniciará em breve. 

Como forma de homenagem e agradecimento ao corpo docente que é composto pelas Professoras Alissandra Carvalho, Carolina Lescura, Kerley Alves, Luana Melo, Maria do Carmo Pires, Isabela Barbosa (#FicaIsa) e pelos Professores Bruno Bedim, Leandro Brusadin, Marcelo Viana, Marcos Knupp, Ricardo Fonseca, Rodrigo Burkowski e Rodrigo Martoni, deixamos aqui alguns depoimentos do que o Curso de Turismo trouxe pra cada aluno e como isso fez total diferença na vida de cada um deles:

Lara Rodrigues: "o curso de turismo, pra mim, abriu meus pensamentos sobre muitas questões, principalmente sociais e em como podemos utilizar a nossa profissão para transformar positivamente a realidade em que vivemos. fazer parte do curso de turismo me deixa muito feliz, porque eu sinto que, através das matérias e dos ensinamentos adquiridos, eu posso fazer com que a atividade turística seja benéfica tanto para moradores como para turistas."

Carolina Duarte: "Eu entendo que sou privilegiada em fazer parte do curso de turismo, pois além de humano, ele proporciona inclusão."

Laís Brasileiro: "Pra mim o curso de turismo da ufop representa muito além do conhecimento acadêmico, representa o cuidado e carinho que os professores tem para com os alunos, a preocupação que o centro acadêmico tem com todos os estudantes e a forma como os alunos se tratam.  O corpo docente é altamente qualificado e nos faz diariamente nos desafiarmos e querermos ser profissionais e pessoas melhores."

Bruna Sousa: "O curso para mim vai muito além de uma graduação, é uma vivência e experiência incrível na qual eu pude conhecer e fazer parte até o momento. Os colegas de curso e professores são maravilhosos e fiz grandes amizades que pretende levar pra minha vida!."


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série, Ep 9: "O que nossos Professores estão fazendo?" - Professora Dra. Kerley dos Santos Alves

34ª Reunião do COEDTM

ADETUR EXTRAORDINÁRIA