Encaminhamentos da 89ª Reunião Ordinária do Colegiado de Turismo

Encaminhamentos da 89ª reunião ordinária do Colegiado de Turismo (COTUR – UFOP)

Para dar início ao Período Letivo Especial (PLE), que tem como objetivo possibilitar o oferecimento de disciplinas obrigatórias ou optativas fora do período regular e tem como finalidade a adequação do fluxo dos discentes dentro do currículo do curso, a 89ª reunião ordinária do Colegiado de Turismo (COTUR) foi realizada no dia 10 de agosto de 2020, às 17:00, através da plataforma “Meet”. As principais pautas debatidas foram:

- Comemoração dos 20 anos do curso de Turismo UFOP;

- Implementação da PLE;

- Discentes prestes a formar;

- Estágios durante o isolamento social.

A comemoração dos 20 anos do curso de Turismo iniciou-se no dia 22 de maio, em uma videoconferência convocada pela professora Maria do Carmo Pires, através da criação do grupo de Facebook “Turismo 20 anos: História e Memória” (link para solicitar participação no grupo: https://www.facebook.com/groups/2678447042412055/). A transmissão contou com a participação dos professores Leandro Brusadin, Marcos Knupp e Marcelo Ramos; onde contaram sobre os desdobramentos do curso desde o início, até o momento atual. E na reunião foi mencionado sobre a comemoração remota desta data tão importante para o Departamento de Turismo (DETUR), que irá acontecer no dia 28 de setembro, através do uso de plataforma online para videoconferências. A presença de discentes é imprescindível, e dos ex-alunos e ex-alunas também.

Em seguida, discutiu-se sobre o formato adotado pela Universidade Federal de Ouro Preto em detrimento ao ensino remoto (PLE) e uma visão exposta pelos professores do departamento, que foi possível identificar já no 1º dia de matrícula. Há uma demanda de discentes que se matricularam em mais de 2 disciplinas (número máximo estabelecido pela Pró-Reitoria de Graduação – PROGRAD), e então iniciou um debate: “Estes alunos que requereram mais de duas disciplinas estão no último período do curso? Se sim, com quantas disciplinas será necessário para integralizar o curso?”. Sendo assim, estabeleceu-se:

- Monografia II e Estágio II não são disciplinas inclusas e ofertadas no PLE, são disciplinas que estão no período de 2020/1 e que poderão ser feitas através da solicitação aos professores responsáveis pela matéria. Como? Solicitando ao professor (a) responsável, até o dia 16 de agosto (data limite de matrícula no PLE). Portanto, estas disciplinas não entrarão na conta de matérias disponibilizadas no ensino remoto. Ou seja, será possível fazer as duas disciplinas ofertadas pelo PLE + Monografia II e Estágio II.

- Discentes que cursam o último período do curso poderão entrar com requerimento (via Moodle) para até 02 (duas) disciplinas extras, além de Monografia II e Estágio II, totalizando até 06 disciplinas para serem executadas durante o PLE. Sendo assim: 02 disciplinas ofertadas pelo PLE + 02 disciplinas extras + Monografia II e Estágio II. Prazo para envio de requerimento especial: 16 de agosto de 2020. Uso de recurso exclusivo aos alunos e alunas que cursam o 8º período letivo da graduação em Turismo.

Sobre os estágios executados durante o isolamento social, estabeleceu-se que:

- Apenas serão aprovados estágios que estejam sendo exercidos de forma remota, pois somente assim será possível resguardar a integridade física e moral dos discentes que estão executando diferentes tipos de trabalho durante a pandemia. Lembrando que há uma comissão no DETUR responsável pelos estágios, onde todos eles são supervisionados e monitorados, situação que se torna inviável a partir do momento em que não há como este responsável acompanhar esta interação presencialmente.

Para mais informações, mande um e-mail ao COTUR: cotur@ufop.edu.br


Renato Condé

Representante Discente no Colegiado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

34ª Reunião do COEDTM

Série, Ep 08: "O que nossos Professores estão fazendo?" - Professora Dra. Luana Melo e Silva

Série, Ep 9: "O que nossos Professores estão fazendo?" - Professora Dra. Kerley dos Santos Alves